História

A partir da persistência de um grupo de idealistas, surgiu há quase 30 anos atrás, em 1987, a Associação dos Moradores do Segundo Distrito “Boa Esperança” – AMOBE. Desta forma provou-se que a união de pessoas determinadas e focadas num propósito comum pode levar a grande realizações.
A primeira Assembleia Geral Extraordinária, que deu origem à AMOBE, ocorreu em 14/03/1987, com o apoio do Padre Alfredo da Purificação Pereira, que generosamente ofereceu o Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Estavam presentes formando a mesa, além do Padre Alfredo, Alaércio Pantaleão de Moura, José Carlos Alves da Silva, Ângela de Lima Santos, Joaquim Peixoto Ribeiro e José Cláudio V. Borges. Nesta ocasião, secretariado por José Carlos Alves da Silva, foi apresentado o Estatuto da Associação dos Moradores do Segundo Distrito “Boa Esperança”, aprovado nesta ocasião, por unanimidade.
Nesta primeira reunião, encontravam-se presentes cinquenta e cinco moradores e todos eles tornaram-se nesta ocasião, os primeiros associados da AMOBE.
Também nesta mesma ocasião, foi oficializada a primeira diretoria, através da chapa apresentada para o biênio 87/88. Desta forma delineou-se as seguintes diretorias:
Diretoria Administrativa:
Presidente: José Carlos Alves da Silva
Vice-presidente; Alaércio Pantaleão de Moura
1ª Secretária: Marlene Assis Santosa
2º Secretário: Carlos Alberto Silva
1º Tesoureiro: Joaquim Peixoto Ribeiro
2ª Tesoureira: Ângela Maria Assis dos Santos
Diretora de Patrimônio: Alcidéia Pereira
Diretor de Relações Públicas: Francisco de Assis
Conselho Fiscal: Presidente: Noel Meireles da Costa
Vice-Presidente: Devanil dos Santos Crespo

Secretário: Nelcy Lacerda figueiredo
Suplentes
1o Acyr Clãudio Alves Moreira
2º Maria Madalena Felix da Costa
3º Moacyr Rodrigues
Esse evento crucial da nossa AMOBE, foi sacramentado com registro da ata no cartório de 1º ofício do município de Rio Bonito.
Para fundamentar a legitimidade da AMOBE, foi feito seu registro no Ministério da Fazenda com CGC (hoje C.N.P.P.J.), publicado em Diário Oficial. Foram enviados ofícios para a Prefeitura Municipal de Rio Bonito- PMRB -, e cartas foram enviada para a Legião Brasileira de Assistência (LBA), Câmara Municipal dos Vereadores e Ministério da Previdência Social, solicitando melhorias para a comunidade de Boa Esperança como: médicos, abrigos para ônibus, iluminação pública, transportes, conservação e limpeza das ruas.
Notamos que as mesmas reinvindicações já ocorriam naquela época, mas a primeira diretoria prosseguiu auxiliando no cadastramento de cem famílias para o Programa Federal de recebimento diários de um litro de leite, e cento e vinte famílias no Programa Suplementar de Alimentação.
Nesta ocasião, o vereador Elias Mendes, morador do 2º distrito se prontificou a ajudar na solicitação de consultórios médicos e odontológico, junto à Câmara Municipal da PMRB.
Em novembro de 1988, realizou-se a Primeira Festa Beneficente da AMOBE no Campo do Esperança Futebol Clube, onde teve bingo, festival de futebol e festa, com a ajuda do lançamento do primeiro Livro de Ouro da Associação.
Também em 1988, a AMOB possibilitava a expedição gratuita de certidões de nascimento, casamento, CPF e carteiras de identidade. Ao longo dos anos que se seguiram, a AMOBE se mobilizou para a construção da Creche São Judas Tadeu, com a ajuda da LBA e da Embaixada da Alemanha, e do Bloco Carnavalesco Azulão da AMOBE, além da participação em festas beneficentes para levantamento de fundos, com a participação ativa dos moradores de Boa Esperança.
A sede da Associação de moradores de Rio Bonito foi finalmente construída em…
Em 1992, o Sr. Miguel Creodyr Alves Antunes, então presidente da Diretoria Administrativa da AMOBE, comprou dois lotes, um em nome da Associação e outro com suas próprias posses, e o doou generosamente para a Associação, no endereço onde se situa a atual sede.
Outros nomes podemos citar, que ajudaram a fazer a história da AMOBE, como o Sr. Francisco de Assis, o Sr. Edson Martins Campos, Robson Nilton dos Santos, Srª Solange dos Santos Oliveira, Srª Cenita Santos Chevrand entre outros.
Como podemos constatar, houve um tempo onde AMOBE fazia acontecer, com a motivação e participação ativa da comunidade, dos seus associados e de sua diretoria. Agora se reinicia um novo ciclo e a AMOBE busca representar dignamente, mais uma vez, o 2º Distrito de Rio Bonito. Estamos aqui para trabalhar, para reeditar os bons tempos pioneiros da AMOBE.
Temos sonhos e vamos lutar, como reeditar as festas com fins de arrecadação de verba para melhorias da sede, aumentar o quadro de associados, que ajudarão com suas contribuições. Uma vez reformada a sede, podem ser ministrados vários cursos para os moradores do 2º distrito, e a área física da Associação poderá ser alugada para eventos. No momento, estão para ser publicadas em Diário Oficial duas novas emendas parlamentares que poderão resultar em R$150.000.00 parta ser utilizada nas reformas básicas necessárias à sede.

Alex Hudson E Soares
Presidente da AMOBE